"No health without mental health"
Há uns tempos, estava eu a divagar na internet quando me deparo com esta expressão "No health without mental health". De facto, não existe Saúde sem Saúde Mental.
Ultimamente e, principalmente, após passarmos pela pandemia provocada pela Covid-19, parece que falar-se na saúde mental e, em diversas questões relacionadas com esta, se tornou um pouco mais comum. Isto não é, de todo, uma coisa má! A questão é que se, por um lado temos situação, por outro temos pessoas que continuam (infelizmente) a desvalorizar e a achar que "isto" da saúde mental é "só uma moda" e que "só vai ao psicólogo quem é maluco".
Ora então, vejamos: o termo Saúde refere-se a "um estado completo de bem-estar físico, psíquico e social, e não apenas à ausência de doença ou enfermidade". Da mesma forma, Saúde Mental não é apenas a ausência de uma perturbação mental (WHO). Quer isto dizer que pessoas que não tenham nenhuma condição de saúde mental podem, ainda assim, experienciar baixos níveis de bem-estar psicológico e, por esta razão, recorrer a acompanhamento psicológico.
A Saúde Mental está intimamente relacionada com a saúde física e com o comportamento dos indivíduos e, como tal, tem vindo a ser cada vez mais estudada e compreendida como um produto de diversas interações, que incluem variáveis biológicas, psicológicas e sociais.
Não deve ser vista enquanto uma coisa linear (do tipo: isto ou aquilo), mas antes como um contínuo complexo com experiências que fazem com que o nosso bem-estar psicológico varie entre um estado ótimo e um estado que pode culminar em grande sofrimento e dor emocional.
A Saúde Mental influencia a forma como pensamos, sentimos e agimos. E, da mesma forma, existem variadíssimas coisas que podem afetar a nossa saúde mental e, por vezes, coisas que consideramos serem "insignificantes" podem acabar por moldar as nossas ações e atitudes (presentes e futuras), sem nos apercebermos.
É, na verdade, tão importante quanto a saúde física. Aliás, não podem ser dissociadas. Quando estamos bem psicologicamente/mentalmente conseguimos, entre outras coisas, lidar melhor com os acontecimentos stressantes da vida, perceber quais são as nossas qualidades e limitações e contribuir ativamente para a sociedade.
Agora que já percebemos o quão importante é o nosso bem-estar psicológico, voltemos ao início.